https://melhorfm.com.br/feed/

Tecnologia LED avança e atinge 35% de Limeira

Foto: Prefeitura de Limeira

Os serviços de substituição e modernização da iluminação pública de Limeira atingiu um patamar de 35%, conforme balanço realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, por meio da Divisão de Elétrica e Iluminação Pública.

Engenheiro e chefe da divisão, Antonioni Rosada afirma que os trabalhos de cobertura de todo o parque de iluminação serão concluídos até março de 2024, conforme estabelece contrato com a empresa responsável pelos serviços.

“O esforço feito pelo governo Mario Botion, inclusive em relação à linha de crédito que obtivemos no BNDES, está sendo fundamental para a garantia desse serviço de excelência para a cidade”, diz Dagoberto Guidi, secretário de Obras e Serviços Públicos.

“Estamos avançando com mais esse amplo serviço e o resultado já é perceptível em várias regiões da cidade”, afirma o prefeito Mario Botion. “Muito em breve, teremos um salto de qualidade bastante expressivo e com vários benefícios para o cidadão”, observa. “Sem falar das vantagens que teremos, como a diminuição sensível do custo do município com a iluminação pública”.

O contrato prevê a substituição de lâmpadas comuns pela tecnologia de luminárias LED em toda a cidade. Para executar os serviços, a Prefeitura de Limeira, obteve uma linha de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

BENEFÍCIOS

O sistema LED prevê inúmeras melhorias, tais como maior intensidade de luz (iluminação), sensação de segurança, qualidade da iluminação, durabilidade (vida útil), sustentabilidade, economia, visibilidade e nitidez/contraste das imagens. “A iluminação pública está diretamente relacionada com segurança pública, com a mobilidade urbana na questão do tráfego de pessoas e veículos, além de reduzir os índices e prevenir a criminalidade”, relata Mario Botion “Também proporciona o embelezamento das áreas urbanas, destaca e valoriza setores importantes e comerciais, prédios e paisagens, facilitando a hierarquia viária quanto a intensidade do fluxo, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer”, conclui o prefeito.

ONDE JÁ CHEGOU

Inúmeros bairros – não no seu total – já receberam a modernização: Nossa Senhora das Dores, Abílio Pedro, Geada, Águas da Serra, Village, Santa Adélia, Morro Azul, Jardim São Paulo, Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora de Fátima, Limeirânea, Nova Itália, Cidade Universitária, Jardim Piratininga, Jardim Jequitibás, Jardim Antônio Simonetti, Jardim Residencial, Graminha, Jardim Colina Verde, Jardim Ouro Verde e Jardim Ipanema.

No Anel Viário, 35% do traçado já recebeu a tecnologia LED, sendo a Via Francisco D`Andréa e a Via Luiz Varga em seu percurso final. Situação idêntica ocorreu nos entornos dos Hospitais Santa Casa e Humanitária, além de ruas da região central, como as ruas longitudinais e suas paralelas, por exemplo, a Carlos Gomes e a Santa Cruz. 

Antonioni explica que o novo sistema de iluminação fica mais perceptível quando a troca ocorre nas ruas, avenidas e cruzamentos. “O modelo LED é mais visível quando as ruas transversais e longitudinais apresentam a modernização concluída e ajustada com relação ao ângulo de projeção”, relata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *