Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin) realiza, na próxima quarta-feira (20), a 1ª Marcha da Consciência Negra de Limeira. O tema escolhido pela organização é: “O Movimento Negro de Limeira existe e Resiste”. A concentração começa às 10 horas, na Praça Dr. Luciano Esteves. De lá, os participantes seguem até o Teatro Vitória, na Praça Toledo Barros. No local, das 12h às 18h, haverá intensa programação para celebrar a cultura negra.
A presidente do Comicin, Ewelyng Teodoro Dias do Amaral, destaca que a iniciativa busca celebrar e fortalecer a cultura e a resistência negra. “O evento propõe uma importante reflexão sobre a luta histórica contra o racismo e destaca o legado de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência à escravidão no Brasil”, afirma.
As apresentações incluem maracatu, declamação de poesias, roda de samba e de pagode. A partir das 13 horas, artistas negros regionais sobem ao palco do Teatro Vitória para performances diversas. O evento contará com a Feira Preta, um espaço dedicado a empreendedores negros, com barracas de comidas, bebidas e produtos artesanais. Haverá ainda uma exposição de artistas locais, que mostrarão ao público o talento e a expressão da comunidade negra, além da exibição do documentário “Quanto Custa”.
Ewelyng ressalta que a iniciativa é aberta à população de Limeira e região. “A Marcha da Consciência Negra não é apenas uma celebração, é um ato de resistência e de reafirmação do compromisso da cidade com a igualdade e a justiça social”, frisa.
Apoiam a iniciativa, Prefeitura de Limeira, Sindsel, Cufa, J A Moda Afro, Capoeira Iuna, Sobreviver, Gráfica Magalhães, Coletivo Conexão Preta, Afro Thulany, Pblack Company, Crespas e Cacheadas de Limeira, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Bancários, Sindicato da Alimentação, Coisa de Preta e Gremio Recreativo Limeirense
Confira as participações: Grupo Ellos, Sonayô recebe Carol Siqueira e Natasha Sahar, Coral Escola Maria P. Rodrigues, Batalha Degan, Curta Gaudino, Ana e Família, From da Hood, Gabriela Naome, Curta Coletivo Satrina, Okzo e Short, Walli, Corporação Musical Boa Vista, Tambores de Abantó, Capoeira Iuna, Bega, Rodrigo Short, Curta Serenata, Bilatto Borba, Geovanna Sales, Lady Zola, Sra. Vera, Paula Faustino, José Carlos Vitorino e Naomi X.