Uma maritaca e uma coruja de orelha voltaram à vida na natureza na semana passada, após receberem cuidados veterinários no Zoológico de Limeira. A soltura das aves ocorreu no Horto Florestal, com acompanhamento da equipe técnica do Zoo e de agentes do Pelotão Ambiental da GCM.
A maritaca havia sido resgatada em abril pelo Pelotão Ambiental, em parceria com a Defesa Civil e a Polícia Militar. Ela estava presa em linhas no galho de uma árvore a uma altura de 12 metros e apresentava ferimentos na pata. O gcm Dollo participou do resgate e realizou a soltura da maritaca. Já a coruja de orelha foi resgatada em julho com dificuldades de voar em razão de algum tipo de choque, possivelmente atropelamento.
A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, parabeniza a equipe e afirma que é sempre um momento de celebração quando um animal é reabilitado e pode voltar à natureza. “Os profissionais do Zoo realizam um trabalho fundamental e fazem a diferença na conservação dos animais”, diz.