A Polícia Civil de Iracemápolis (SP) prendeu em flagrante na tarde desta quarta-feira (14), um homem, de 24 anos, que compareceu à Delegacia de Polícia da cidade noticiando um falso roubo de veículo.
O homem disse aos policiais civis que havia alugado, na terça-feira (13), um veículo Fiat/Cronos Drive, ano 2022, em uma locadora em Limeira (SP) para realizar uma viagem até Campinas (SP) e que teria que devolver o veículo no dia seguinte, até as 11 horas.
Disse, no entanto, que quando estava em Iracemápolis, trafegando pela Rodovia SP-147, acompanhado de outra pessoa, foi abordado por dois homens, num veículo HB20 branco, que os fecharam e anunciaram assalto, roubando o Fiat/Cronos e aparelhos celulares, razão pela qual precisaria do boletim de ocorrência para levar até à locadora.
Diante de tal notícia, os policiais fizeram consultas em sistemas policiais e descobriram que não constava nenhuma passagem daquele veículo na região de Campinas, no dia da locação, e muito menos vindo para esta cidade naquela data, quando teria ocorrido o roubo. Os agentes também descobriram que no dia da locação, já no final da tarde, havia registro de passagem do veículo pela Rodovia Marechal Rondon, sentido oeste, o que levantou a suspeita que o veículo tivesse sido levado para outro Estado.
O homem foi confrontado com tais descobertas e resolveu confessar que estava participando de um esquema criminoso. Disse que recebeu R$ 2 mil de outras pessoas, para conseguir alugar o veículo e entregá-lo aos demais integrantes do esquema. Afirmou o homem, ainda, que também deveria registrar um boletim de ocorrência alegando que o carro foi roubado, para justificar a não devolução do bem à locadora.
Descoberta a fraude, os policiais civis fizeram contato com a empresa locadora, que até então não sabia o que estava se passando com o veículo. Os integrantes da locadora conseguiram rastrear o veículo e encontrá-lo em Campo Grande (MS), onde já estava sendo desmanchado.
O homem que compareceu à Delegacia de Polícia de Iracemápolis foi preso em flagrante por furto mediante fraude, associação criminosa e comunicação falsa de crime. Ele permanece preso à disposição da Justiça. Em Campo Grande (MS), foi realizada a prisão em flagrante pela receptação do veículo.