O Procon de Americana elaborou uma lista de dicas para os consumidores para o Dia dos Pais, comemorado em 13 de agosto. Para auxiliar na escolha dos itens e na realização de compras sem complicações, o órgão alerta para vários cuidados que precisam ser tomados.
“Acredito que uma primeira orientação seja a cautela. É sempre recomendável pesquisar preços, buscar descontos para pagamento à vista e optar por parcelamentos sem juros”, afirma o diretor do Procon, Estevão Luis Cardoso Pavan.
Confira as outras dicas:
– Ficar atento às promoções. As ofertas anunciadas nas vitrines, prateleiras, etiquetas e publicidade devem ser claras;
– Antes de concluir a compra, verificar a possibilidade e as condições para a troca de produtos. Vale salientar que as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu;
– Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização do cartão de crédito;
– Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou um eletrodoméstico, é bom testar o funcionamento do produto na loja;
– Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas podem optar pelo vale-presente. É importante definir com o vendedor e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale-presente e a efetiva aquisição do produto;
– Independentemente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser sempre exigida, pois ela é garantia para a troca e eventual reclamação.
O consumidor que se sentir lesado em seus direitos pode procurar os serviços do Procon Americana, que fica no Paço Municipal, à Avenida Brasil, nº 85, no Centro. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A população pode entrar em contato pelo telefone 151, para informações e orientações. A ligação é gratuita.