Sem novos casos de Covid-19, Fernando de Noronha anuncia reabertura de praias a moradores


Utilização das praias é liberada a partir de segunda (25), mediante regras de distanciamento e outras restrições, segundo Administração. Área do Parque Marinho segue fechada. Fernando de Noronha reabre praias para moradores
As praias da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha vão ser reabertas para o uso dos moradores da ilha a partir de segunda-feira (25). O anúncio foi feito neste domingo (24), pelo administrador, Guilherme Rocha. Desde 22 de abril, a ilha não registra novos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, entre moradores (veja vídeo acima).
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Saiba como estão os serviços no estado
Noronha registrou, desde o começo da pandemia, 28 pacientes com Covid-19, mas todos tiveram cura clínica. Segundo a administração, os casos suspeitos que eram investigados foram descartados.
Para utilizar as areias, os moradores vão precisar seguir normas como a proibição de aglomerações com mais de cinco pessoas e respeitar o distanciamento físico de 2 metros. Também não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas (veja regras mais abaixo).
As praias do Parque Nacional Marinho, como Sancho, Leão, Atalaia e Sueste, permanecem sem visitação por determinação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A área é federal e foi fechada para moradores e turistas desde o dia 17 de março.
Segundo o administrador, as regras são baseadas em experiências internacionais. “Os critérios apresentados foram baseados em experiências bem-sucedidas ao redor do mundo. Países como Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Portugal, Grécia e alguns locais dos Estados Unidos já deram esse passo, o que nos permite aprender com erros e acertos”, informou Guilherme Rocha.
Praia do Boldró está entre as que vai ser reaberta para moradores de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Os moradores podem utilizar as praia do Porto de Santo Antônio, Cachorro, Meio, Boldró, Conceição, Americano, Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Fernando de Noronha segue fechada para o turismo por tempo indeterminando. A Administração da Ilha também informou que as medidas serão reavaliadas após 15 dias.
Segundo o governo, o plano de abertura gradual das praias também é condicionado aos resultados das pesquisas epidemiológicas em andamento. Existe a possibilidade de mudanças ou até a volta da interdição, em caso de descumprimento das medidas. As praias ficam liberadas das 8h às 16h.
Confiras as regras para utilização das praias
Fica permitida a realização de atividades físicas individuais sem contato físico,
Fica permitida a realização de atividades náuticas individuais sem contato físico (natação e surfe),
Fica permitida a prática de atividades esportivas, para até quatro pessoas, desde que não haja contato físico,
Fica proibida a realização de qualquer atividade de comercio,
Fica proibido o uso de guarda-sóis, toldos e afins,
Fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e
Fica proibido aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de 2 metros entre as pessoas.
Casos de Covid-19
Doze servidores que estavam em Noronha e testaram positivo para Covid-19 voltam ao Recife
Apesar de não registrar casos entre os moradores, 12 servidores de serviços essenciais dos 31 que chegaram a Fernando de Noronha no dia 17 de maio testaram positivo para Covid-19. Eles haviam realizados exames antes de embarcar e aguardaram na ilha, isolados, pelo resultado.
Todos retornaram ao continente. Além desses trabalhadores, um bombeiro que teve contato com os infectados com a Covid-19 também deixou a ilha.
Neste domingo (24), Pernambuco registrou mais 973 pessoas com Covid-19 e 2.046 recuperados da doença. Com isso, o estado totaliza 27.759 casos já confirmados e 6.694 pessoas curadas. Também foram confirmadas mais 56 mortes, chegando a 2.200 óbitos pela doença.
Initial plugin text
Busque pelo título do caso