Um baile realizado no Nosso Clube marcou nesta quinta-feira (28) abertura dos Jogos Municipais do Idoso 2023. A cerimônia recebeu a presença do prefeito Mario Botion, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, e da vice-prefeita Erika Tank. Os jogos são organizados pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, Fundo Social e Ceprosom. O secretário de Esporte, Luiz Augusto Zanon, e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, também prestigiaram o evento.
Botion ressaltou o aumento significativo de idosos inscritos neste ano. “As competições reúnem 190 atletas, o dobro de participantes em relação ao passado”, frisou. Ao todo, serão 12 categorias: atletismo, bocha, buraco, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, xadrez, damas e voleibol adaptado. “Aqueles que melhor se classificarem representarão Limeira na etapa regional no ano que vem”, completou o prefeito.
A “energia positiva” dos idosos que dançavam no salão foi destacada por Roberta Botion. “É contagiante a alegria de viver que todos vocês demonstram. Desejo boa sorte aos atletas que irão participar das competições”, frisou a presidente do Fundo Social. As provas começam nesta sexta-feira (29), com a natação, e seguem até 3 de outubro.
Erika Tank, por sua vez, agradeceu à equipe envolvida na organização dos Jogos do Idoso, observando o “carinho” com o qual os servidores desenvolvem as atividades. “O esporte é de suma importância para a manutenção da qualidade de vida”, acrescentou.
Após a fala das autoridades, a atleta Miriam Monteiro fez o “Juramento” em nome de todos os competidores, exaltando valores como lealdade, respeito às regras e espírito esportivo. Miriam representou Limeira no tênis de mesa, durante os Jogos da Melhor Idade (Jomi), em São José do Rio Preto.
Encerrada a abertura, dois professores fizeram uma apresentação de forró e, ao final, convidaram todas as duplas presentes para ocuparem o salão. Enquanto os casais dançaram, integrantes da Secretaria de Esporte e do Ceprosom avaliavam o desempenho dos participantes. As dez melhores duplas ganharam medalhas de participação.
Maria Antonia de Paula, de 63 anos, acompanhou a apresentação de dança. Há três anos morando em Limeira, ela contou que foi pela primeira vez ao baile dos idosos. “Estou achando tudo maravilhoso”, comentou. Neste ano, ela não participa dos Jogos do Idoso, mas afirmou que no ano que vem pretende se inscrever. Já Maria Lúcia Dias, de 72 anos, irá competir no dominó. Integrante do grupo de idosos do Nosso Clube, ela revelou que está animada com o evento. “Sou ativa, gosto de aventuras e de praticar esportes”, relatou.