Comissão da Câmara debate sobre o Sistema Integrado da Saúde de Limeira

Segundo representantes da Secretaria, programa está implantado em 99% da rede

Foto: Câmara Municipal de Limeira

A Comissão de Saúde da Câmara debateu, na reunião desta quinta-feira, 14 de dezembro, sobre o Sistema Integrado de Gestão da Saúde, com a participação do secretário de Saúde, Vítor Santos, do assessor executivo, Alexandre Ferrari,  do diretor administrativo, Hugo Nogueira Luz, e do assessor Bruno Cotrin. Segundo os representantes, o sistema já está implantado em 99% da rede e até o meio de 2024 permitirá que consultas e exames sejam marcados por meio do software.

Vítor Santos e Hugo Luz explicaram aos vereadores as etapas para implantação do Sistema Integrado, desde o início do processo licitatório, que começou em 2021, até a fase atual, na qual 99% da rede de saúde de Limeira já conta com o programa implantado. 

O secretário destacou a importância de ter um sistema integrado de gestão, que traz benefícios de economicidade, gestão estratégica dos recursos, bem como confiabilidade de dados, o que permitiu, segundo Vítor, que os repasses financeiros feitos pelo Ministério da Saúde para Limeira aumentassem.

Questionado sobre como é feito o agendamento de consultas nas unidades de saúde da cidade, o secretário informou aos vereadores que hoje ainda são realizados de forma manual, seguindo os critérios da gestão de cada local, e que levam em consideração a demanda atendida na região. No entanto, ele também comunicou que o agendamento de consultas e exames por meio do Sistema Integrado está previsto para acontecer até o final do primeiro semestre de 2024. 

Conforme Vítor esclareceu, antes de automatizar os agendamentos, foi necessário todo o processo de integração dos outros dados e agora a Secretaria está na etapa de decisão sobre como irá funcionar o serviço, se a Prefeitura contratará uma central de atendimento telefônico, ou se os próprios munícipes poderão fazer o agendamento por meio de um aplicativo. 

O assessor executivo, que é funcionário de carreira da Secretaria de Saúde, destacou que a proposta de um sistema integrado é inovadora. “Quero registrar que é a primeira vez na história da saúde municipal que temos um sistema deste vulto. No passado houve algumas tentativas de informatização que fracassaram e do dia para a noite voltamos para a era analógica. E esse contrato foi feito com segurança  porque, embora ele seja alugado, o banco de dados é um patrimônio da Secretaria e ficará para a posteridade”, afirmou Alexandre Ferrari. 

Comissão

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.  

Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30 e todas as deliberações são registradas em ata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *