Apagão cibernético afeta vários setores ao redor do mundo e bancos no Brasil apresentam apps com instabilidade

KACPER PEMPEL

O presidente-executivo da empresa de segurança cibernética Crowdsritke, George Kurtz, disse que já trabalha em um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para os hosts Windows, da Microsoft. A informação foi dada em um post na plataforma X (antigo Twitter), em meio a uma pane elétrica global que afeta serviços em aeroportos, bancos e empresas de mídias e telecomunicações ao redor do mundo.

A Microsoft também informou que a falha cibernética foi resolvida, mas que os impactos residuais dos problemas de segurança continuam afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365.

Aeroportos em todo mundo registraram problemas em seus sistemas e atrasos, incluindo Berlim, Amsterdã, Estados Unidos e Tóquio.

Bancos e outras instituições financeiras no Brasil, África do Sul, Índia e Austrália também já alertaram aos clientes que sofrem com falhas em serviços. 

No Brasil, instabilidades nos aplicativos dos bancos Bradesco, Neon, Next e Banco Pan foram constatadas. O Neon informou em comunicado enviado a clientes que o aplicativo apresentava instabilidades em todos os seus serviços e transações, incluindo a utilização do cartão de débito e de crédito. O banco Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã por conta do apagão cibernético global. Já o Pan informou que foi “impactado por uma indisponibilidade originada na atualização do software de um de seus fornecedores, que impactou diversos segmentos”.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços. Já o Banco Central do Brasil (BC) reportou que os seus sistemas estavam funcionando normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *