Apesar de o governo federal ter anunciado nova modalidade de Pix, que permite o pagamento parcelado, para “meados do ano”, ainda não há previsão para o seu lançamento. Em mais de dois anos de atividade, o sistema de pagamento do BC (Banco Central) registrou 564,8 milhões de chaves de acesso em janeiro deste ano, mais do que o dobro da população do Brasil (214,3 milhões).
A novidade foi citada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no fim de janeiro. Ele afirmou que o Pix com função de crédito deverá ser lançado pelo Banco Central em 2023, “quem sabe até o meio do ano”.
A intenção do novo recurso, de acordo com o ministro, é fazer com que as instituições financeiras consigam oferecer crédito aos clientes por meio de um método mais eficiente. Com a desaceleração da economia e o aumento da inadimplência, o governo tem focado em medidas para estimular o crédito.
Segundo o Banco Central, o nome do novo serviço ainda não foi definido, e poderá ser chamado de Pix Garantido, Pix Crédito ou Pix Parcelado. “É um produto na agenda evolutiva do Pix, porém não há previsão de lançamento”, afirmou a instituição em nota. O BC tem promovido fóruns que tratam e discutem o assunto.
O Banco Central afirma que alguns bancos e financeiras já oferecem a possibilidade de pagamento em parcelas com o Pix, com base em diferentes modelos.
Matéria Completa AQUIhttps://noticias.r7.com/economia/apesar-de-anunciado-pelo-governo-pix-parcelado-ainda-nao-tem-previsao-de-lancamento-27022023