Após demanda de munícipes, linha 10 Pinhal (Pires) x Terminal terá horário ampliado

Anúncio foi feito pela Prefeitura de Limeira, durante reunião promovida pela Comissão de Obras

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Moradoras dos bairros Pinhal, Pires de Cima, Pires de Baixo e Água Espraiada solicitaram a intermediação dos vereadores para que o itinerário do transporte coletivo da linha 10 Pinhal (Pires) x Terminal melhor atendesse a população. Em reunião da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, nesta quinta-feira, 26 de outubro, representantes da Prefeitura confirmaram que será disponibilizado um ônibus com saída do terminal em novo horário: às 16h30. 

Participaram os membros do colegiado, João Antunes Bano (Podemos), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária, além dos munícipes e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) também participou da discussão.

As moradoras dos bairros da área rural explicaram que antes da pandemia havia mais ônibus, em diferentes horários, para atender a região. Uma das usuárias, Lucia Helena Paz da Silva, explicou que quem retorna do Centro no período da tarde só dispõe de duas alternativas de horário na linha 10, uma às 13h10 e outra às 18h15.

O diretor de Mobilidade, Felipe Antônio Dollevedo, propôs o horário adicional da linha com saída do terminal em direção ao Pinhal às 16h30. Ele informou que o prazo é de até 30 dias para que a mudança seja realizada.    

Quiosques  

Outro tema abordado esta semana foi a análise do relatório elaborado pela Consultoria Técnica Especializada referente aos quiosques colocados no Horto Florestal de Limeira. O estudo foi solicitado pelo colegiado, com base em informação de que o valor pago pela instalação de cada um teria sido de R$60 mil, sendo que o custo de cada um seria de R$25 mil.

Entre as considerações finais, foi apontado pela Consultoria que “cada quiosque possui 25 metros quadrados (m²) de construção, o total construído foi de 225m². O valor do contrato diluído no total construído equivale a um custo de R$2.298,52 m²”. Outra informação que consta no relatório é que a análise do objeto ficou prejudicada pela ausência de elementos que deveriam estar disponíveis no material que compõe a licitação, na modalidade Tomada de Preço (TP).

O relatório sugere ao colegiado que seja solicitada à Prefeitura a inserção de todos os projetos referentes à TP Nº 06/2022 na plataforma de transparência do Executivo, complementando os relatórios de acompanhamento de obra. A sugestão foi acolhida pela Comissão, que determinou o envio de ofício à administração municipal, dando ciência sobre os termos do relatório.  

Cidadela União

O colegiado retomou o debate sobre o empreendimento Cidadela União e encaminhou à Prefeitura os seguintes questionamentos:  

– A empresa HBS Participações, proprietária da área, não irá mais fazer projeto imobiliário nesta área?  

– A Secretaria de Planejamento e Urbanismo recebeu alguma informação sobre o cancelamento do projeto Cidadela União?  

– A Prefeitura tem interesse em desapropriar esta área para algum projeto municipal?   

Reuniões

O colegiado é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais, transportes, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização. 

As reuniões acontecem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 14h. Todas as deliberações são registradas em ata

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