Cada vez mais pessoas usam os aplicativos de bancos no celular, que permitem o acesso a vários serviços financeiros ‘na palma da mão’. Segundo a pesquisa Hábitos Mobile 2022, realizada em novembro pela empresa Hibou, com mais de 2.000 brasileiros que têm smartphone, 62% dos entrevistados disseram usar apps bancários.
As facilidades trazidas pela tecnologia são bem recebidas pela população. Mais do que os bancos, ganham em popularidade os aplicativos de redes sociais, que estão no topo do ranking das atividades mais realizadas no celular, citados por 89% dos entrevistados. Fazer compras de supermercado e pedir comida por delivery já é um hábito de 45% dos brasileiros, 41% estão acostumados a adquirir roupas e acessórios por meio de aplicativos de lojas, e 33% compram itens para casa, como eletrodomésticos, eletrônicos e utilidades domésticas, da mesma maneira.
Tudo isso seria motivo de comemoração, se não fosse o crescimento dos golpes: só entre janeiro e julho deste ano, foram registradas mais de 5 milhões de tentativas de golpe a aplicativos de bancos, um aumento de 97% na comparação com o mesmo período de 2021, segundo informa a PSafe, empresa de cibersegurança.