As vendas da Black Friday impulsionaram a alta de 0,6% do volume de vendas em novembro na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ainda que a data marcada pelas promoções tenha ajudado o setor, o gerente responsável pela pesquisa, Cristiano Santos, avalia que a Black Friday teve um efeito “menos intenso” do que o observado em 2020.
“Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”, afirma Santos.
Com o resultado, o varejo acumula alta de 1,9% e nos últimos doze meses, um crescimento de igual magnitude. A PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) também contou com a revisão do volume de vendas de outubro, que passaram de uma queda de 0,1% para uma alta de 0,2%, na comparação com o mês de setembro.
Fonte :R7