Diante das incertezas geradas pela pandemia, cuidados com a saúde mental e artigos para animais de estimação consumiram mais do orçamento dos brasileiros no ano passado.
Os itens se destacaram no mais recente relatório sobre o comportamento dos consumidores no país, realizado pelo Itaú a partir dos pagamentos efetuados com cartões do banco e nas vendas da Rede, sua empresa de maquininhas de pagamentos.
Segundo a pesquisa, o faturamento das clínicas de psicologia aumentou 41% na comparação com 2020, índice puxado sobretudo pela demanda dos brasileiros mais jovens. Além disso, o número de transações relacionadas a esse tipo de serviço cresceu mais entre os homens (153%) que entre as mulheres (93%).
Na esfera do autocuidado, aumentaram em 24% os gastos com salões de beleza em 2021, particularmente na compra de cabelos para extensões, laces e megahair.
O setor de medicina veterinária e lojas de artigos para pets também registrou aumento significativo nas vendas, com 25% de alta no valor movimentado em relação ao ano anterior, com forte influência das vendas on-line.
O valor total gasto no segmento subiu 143% considerando somente o comércio eletrônico. Nas lojas físicas, 19,6%.
O diretor de Estratégia e Engenharia de Dados do Itaú, Moisés Nascimento, observa que as disparidades regionais no consumo de produtos para pets, com o Nordeste na retaguarda, pode sugerir que os moradores da região preferem os felinos:
“No IBGE, descobrimos que o Nordeste é a região onde estão 32% dos gatos do Brasil e, segundo a Associação Brasileira de Pets (Abinpet), o custo médio dos (cuidados com) gatos é menor que o dos cachorros.”
Gasto com manutenção indica mais carros fora da garagem
Muitos brasileiros parecem ter priorizado os automóveis próprios em vez de usar transporte coletivo. A pesquisa identificou aumento nos gastos com manutenção de veículos, sem incluir despesas com combustível, que foi um dos principais vilões da inflação nos últimos meses.
Nos estabelecimentos de lava rápido ou troca de óleo a alta foi de 46%. Os gastos com estacionamento e pedágio cresceram 51% ao ano.
O relatório ainda introduz um cenário positivo para o setor de carros elétricos, já que no último trimestre de 2020 houve um aumento de 62% nas transações para a recarga desse tipo de veículo.
Fonte : IG