O Ceprosom, por meio do setor de Vigilância Socioassistencial e de Proteção Social Especial, inicia hoje (3) o Censo da População de Rua 2023. O objetivo é identificar e mapear o número de pessoas em situação de rua em Limeira. Até o dia 31, equipes do Centro POP, do Centro de Acolhida e da Casa de Convivência irão aplicar um questionário, idealizado com base em referências do Governo Federal e na literatura voltada ao tema.
Como forma de preparar os profissionais para realizar o Censo, foram realizados dois treinamentos no mês passado. O primeiro, abordou os aspectos teóricos sobre as pessoas em situação de rua, como conceitos e legislação. Já o segundo, envolveu o conhecimento prático necessário à aplicação do questionário, que ocorrerá por meio de um aplicativo digital, denominado Kobo Toolbox.
Os resultados desse trabalho serão incorporados à série histórica do Censo da População de Rua, nos anos de 2018, 2019, 2021 e 2022. No ano passado, por exemplo, foram identificadas 160 pessoas. Segundo a equipe de Vigilância Socioassistencial do Ceprosom, as informações do Censo contribuem para a formulação e implementação mais eficiente e assertiva da política pública municipal voltada a essas pessoas.