Uma comitiva de secretários, diretores e engenheiros, acompanhados pelo prefeito de Piracicaba (SP) e a equipe da Agência das bacias PCJ, realizou uma visita técnica na Barragem Santa Marina, em Cordeirópolis, nesta quarta-feira (17). O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan acompanhou a visita da obra recém inaugurada.
Segundo o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, a ideia é conhecer o processo de construção e planejamento para viabilizar uma barragem sustentável, como a barragem de Santa Marina, visando o abastecimento sustentável da cidade de Piracicaba às margens do Corumbataí.
Para o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, a barragem do município pode servir de modelo para outras cidades. “Fomos a primeira a entrar e a última cidade a sair da crise hídrica nos anos de 2014 e 2015. Tivemos dois anos de racionamento na cidade, em que o fornecimento era paralisado por 12h. Essa barragem tem grande importância para a segurança hídrica do município. Realmente é um trabalho incrível de engenharia que serve de inspiração às cidades que buscam alternativas de mitigação dessa crise ambiental que vivemos”, completou Adinan.
A barragem de Santa Marina foi inaugurada no dia 13 de junho e deve aumentar a capacidade de abastecimento da cidade, que atualmente é de 200 milhões de litros, para 1,5 bilhão de litros d’água. Um aumento de 650%, sendo o suficiente para abastecer o dobro da população de Cordeirópolis.