Cordeirópolis passa a ser o primeiro município brasileiro, a implementar a Lei n° 3.382 de 04 de junho de 2024 que garante a instituição da Política Pública de Educação baseada em evidências na Rede Municipal de Ensino. O objetivo é assegurar padrões mínimos de qualidade no desenvolvimento da educação básica local.
A cerimônia para assinatura foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Adinan Ortolan, a vice-prefeita Fátima Celin, a primeira-dama e secretária de Educação Angelita Ortolan, o titular da Cátedra do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto, Sr. Mozart Neves Ramos, além de representantes do Poder Legislativo, secretários municipais e equipe gestora da Secretaria de Educação.
A Lei aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, estabelece que a gestão educacional pública fará ações baseadas em evidências científicas, para alcançar maior aprendizagem e a diminuição das desigualdades educacionais.
Para a secretária responsável pela pasta, Angelita Ortolan, Cordeirópolis segue na vanguarda na área da educação e conquista um feito inédito. “Por meio desta Lei, preparamos o futuro, que nem sempre é tão fácil. Mas isso só está acontecendo porque houve uma preparação, um trabalho com muita dedicação de quase 7 anos. A partir de agora, a Educação municipal segue com base em evidências e perfis ímpares na tomada de decisão, para fortalecer a aprendizagem de nossas crianças”, relatou.
Mozart, fez uma análise aos países que estão no primeiro mundo, no topo da educação mundial. Para o professor, Cordeirópolis passa a olhar para a Educação, como a Finlândia e Singapura. Nações que há muitos anos tomam decisões com base em evidências científicas.