O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagrou, na última quinta-feira (23), a Operação ‘Desmanche.com’ em Limeira (SP). O objetivo da ação foi desarticular a comercialização de peças automotivas de origem ilícita em plataformas de venda online.
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Desmanches Delituoso.
Durante as diligências, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em uma autopeças localizada na Avenida Professor Joaquim de Micheli, no Jardim São Paulo, e apreenderam 19 portas, 18 para-lamas, 15 retrovisores, cinco faróis, três lanternas traseiras, 17 pneus, seis tampas traseiras, quatro para-choques, seis capôs e seis tanques de combustível. Um dos itens apreendidos estava gravado o chassi de um veículo que foi furtado em março de 2022 na cidade de Araras. As peças encontradas no local não continham as etiquetas de rastreabilidade emitidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O proprietário da loja, de 59 anos, foi preso em flagrante.
O detido foi conduzido à Especializada, onde passou pelos trâmites de polícia judiciária. Após, foi encaminhado ao cárcere e permanecerá a disposição do Poder Judiciário. Todo material apreendido foi encaminhado para perícia.
Durante a audiência de custódia, foi arbitrada a fiança de três salários mínimos pelo juiz Rafael da Cruz Gouveia Linardi. O proprietário da loja confessou o crime.
O advogado do investigado, José Renato Pierin Vidotti, alegou que seu cliente poderia responder em liberdade, por preencher os requisitos das medidas cautelares. Além, do crime de receptação não ser ter sido praticado por meio de violência ou grave ameaça.