Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, encomendada pelo Serasa, mostra que 62% das pessoas endividadas no Brasil relatam impacto na relação conjugal.
A Pesquisa diz que as dívidas afetam até o sistema biológico das pessoas, prejudicando desde a relação a dois até a qualidade do sono. “A ansiedade vai invadindo a rotina de quem busca incansavelmente uma solução, o endividado passa a viver com pensamentos voltados ao futuro, não consegue mais relaxar e, consequentemente, não se concentra nas suas tarefas habituais e nem consegue mais dormir com normalidade”, explica a Psicóloga.
A pesquisa mostra que 83% dos inadimplentes relatam insônia e 74% têm dificuldade de concentração nas tarefas diárias, o que pode comprometer até o rendimento profissional.
Em relação à saúde mental, a pesquisa revela que 78% têm surtos de pensamentos negativos devido às dívidas e 61% vivem sensação de crise de ansiedade ao pensar sobre o assunto, ao passo que 51% sentem vergonha da situação.
No Brasil, atualmente, são 64 milhões de pessoas endividadas, e a inadimplência já atinge 79% das famílias brasileiras. O problema é pior nas classes mais baixas, camada na qual mais de 80% têm créditos em aberto.
Matéria Completa AQUI