https://melhorfm.com.br/feed/

Eleições: É falsa notícia que diz ser possível votar pela internet

Mais uma notícia falsa (fake news) sobre eleições circula pelas redes sociais. A informação de que é possível votar pela internet está sendo disseminada em grupos de WhatsApp e confundindo os eleitores. Na notícia falsa há, inclusive, um passo a passo explicando que seria possível escolher os candidatos por meio do aplicativo e-Título.

Esse app existe de fato, e é uma maneira de o cidadão ter acesso rápido às informações da Justiça Eleitoral, como o título de eleitor digital e locais de votação. Mas não é possível votar nas eleições usando essa ferramenta. A única forma de participar do pleito deste ano e escolher os candidatos é comparecendo ao local de votação.

Pelo e-Título, além da consulta ao local de votação e da via digital do título, o aplicativo permite a apresentação de justificativa eleitoral; emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; e a inscrição como mesária ou mesário voluntário, entre outras funcionalidades.

Para quem não estiver na cidade onde vota é preciso fazer a solicitação de voto em trânsito. Dessa forma, o eleitor pode participar das eleições em outro local, fora da sua seção eleitoral. O prazo para esse pedido termina no dia 18 de agosto. Já os brasileiros que moram no exterior e que querem votar devem cadastrar o seu título no exterior. Esses eleitores só poderão votar para presidente da República.

Este ano, além do presidente, serão escolhidos governadores, senadores, deputados federais, estaduais ou distritais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e, no caso de haver segundo turno, o pleito está marcado para 30 de outubro.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.