Equipes da Prefeitura estão trabalhando com 780 profissionais, 30 máquinas e 50 caminhões em todas as regiões da cidade
O volume de chuva que atingiu a região de Campinas na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, foi superior a 120 milímetros. Em apenas 3 horas, choveu esperado para 1 mês. Somando a precipitação até a manhã desta sexta, 25, foram 148 mm. A Prefeitura de Campinas mobilizou equipes nesta sexta 780 homens estão trabalhando em diversas regiões da cidade para a limpeza e limpeza e organização da cidade. As equipes contam com o apoio de 30 máquinas e 50 caminhões.
Também atuam no rescaldo da chuva equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Emdec. Os agentes trabalham no suporte das ações necessárias no trânsito e em outras demandas.
Até o momento, foram registradas 31 ocorrências, entre alagamentos, quedas de árvore e de galhos e erosão de córrego. Também houve registro de problemas em escolas, equipamentos de saúde e serviços da Assistência Social.
As avenidas Princesa D’Oeste (Norte-Sul), Orosimbo Maia) e vias do Centro foram priorizadas e receberam limpeza de grades e bueiros. O serviço será concluído até o final da tarde.
Os cidadãos que registrarem ocorrências como trincas e fissuras devem ligar no 199 que a Defesa Civil fará Vistoria no imóvel e acionará os órgãos responsáveis.
Pessoas desaparecidas
A Defesa Civil apoia o trabalho de buscas do Corpo de Bombeiros por uma mulher que foi arrastada pela enxurrada na avenida Sylvio Moro, na Vila Industrial, e por um jovem que também foi levado pelas águas nas proximidades da Vila Formosa.
As equipes estão usando o mesmo drone usado no trabalho de apoio às autoridades do Rio Grande do Sul nas enchentes registradas este ano no estado.
Dicas de segurança
- Nunca tente atravessar uma enxurrada a pé ou com veículos. A força da água pode ser perigosa;
- Em caso de ventos fortes, evite ficar perto de árvores, postes ou fios de eletricidade durante ventos fortes;
- Desligue seus aparelhos eletrônicos da tomada em caso de raios e tempestades.
- Estar sempre atento às informações que são emitidas pela Defesa Civil. Os alertas quando são emitidos têm uma representação muito preocupante;
- Estar atento às placas e sinalização que indicam áreas de possível alagamento; evitar essas áreas em dias de chuva.