Um ambiente dedicado ao empreendedorismo, à empregabilidade e à inovação. Esse é o conceito do Espaço Elo, apresentado hoje (24) pelo prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, e pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall. A cerimônia teve a participação da diretora-geral da Fábrica de Inovação (FDI), Juliana Osti, e da vereadora e conselheira da FDI, Mariana Calsa.
Localizado no Pátio Office, o Espaço Elo reúne o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Fábrica de Inovação. No local, outras ações também serão contempladas, como eventos que fomentam o setor de tecnologia dainformação e comunicação (TIC), capacitações para o mercado de trabalho, palestras, workshops e cursos de qualificação e troca de conhecimento.
“Desde 2017, o objetivo da nossa administração tem sido o fomento ao desenvolvimento e à inovação, atraindo empresas para o município. Somente no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, são mais de 250 empresas em Limeira. E o Espaço Elo é um lugar de acolhimento, que tem a característica de unir o poder público, o setor privado e a universidade”, afirmou o prefeito Mario Botion.
Diretor de Atendimento à População e ao Empreendedor, Estevão Nogueira foi responsável por apresentar a estrutura do Espaço Elo, que conta com laboratório, salas de reuniões e terá, em breve, um estúdio e espaço para coworking. Segundo o diretor, neste ano, o saldo de empregos do município é de 2.011 postos de trabalhos criados. Já o polo Limeira da Univesp tem 450 alunos matriculados.
Para Tito Almirall, o Espaço Elo representa a visão que a atual administração tem desde 2017, no sentido de integrar inovação e empreendedorismo. “Traçamos esse projeto com ações efetivas. E o prefeito Mario Botion teve a grandeza de adotar a inovação como uma visão de futuro para a comunidade. Chegamos até aqui e vamos avançar ainda mais”, enfatizou o secretário.
SIMPÓSIO
Durante a apresentação, a Prefeitura e a Fábrica de Inovação anunciaram o 1º Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação de Limeira. O evento acontece em 28 de setembro. “Vamos trazer nesse simpósio os resultados que já alcançamos e conversar sobre nosso futuro”, explicou Juliana Osti. “Queremos mostrar o potencial de Limeira e que tríplice hélice (poder público, iniciativa privada e instituições de ensino) funciona”, complementou Mariana Calsa.
O anúncio do simpósio vai ao encontro do recente título recebido por Limeira como de Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), concedido pelo Governo de Estado de São Paulo. A qualificação se deve à grande concentração de empresas de tecnologia na cidade – hoje, são mais de 250 empresas desse segmento no município.
Diante deste cenário, gestão Mario Botion, em parceria com a Fábrica de Inovação, promoveu diversas ações de inovação e tecnologia, que contribuem para a criação de um ecossistema empreendedor e colaborativo na cidade. Entre elas: Encontro de Inovação, Desafio do Conhecimento, Resolve Aí, Simpósio de Tecnologia da Informação e Comunicação, workshops, capacitações, palestras, exposições, entre outros.
Além disso, o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) colocou Limeira como a segunda cidade do país no eixo de inovação. O levantamento é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. “Esse índice é resultado do nosso compromisso com esse setor. E o simpósio vai trazer conhecimento para avançarmos mais e mostrar Limeira como um polo de tecnologia”, destacou Botion.
Também participaram da apresentação, o secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, o presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil – Limeira, Luciano Faber, além de servidores públicos, outros conselheiros da Fábrica de Inovação e representantes de empresas parceiras.