GAECO cumpre mandado de busca em Limeira em investigação sobre fraude de licitações 

Nesta quarta-feira (18), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) juntamente com a Polícia Militar (PM) cumpriu mandados de busca em Limeira (SP) e demais cidade do interior, em face da investigação de fraude licitatória no município de Bariri. 

A ação é uma continuação da operação Prenunciado 3 e foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensão e um de prisão temporária nas cidades de Bariri, Itaju e Limeira. O ex-prefeito de Bariri, Abelardo Mauricio Martins Simões Filho (MDB) foi preso em flagrante em sua casa com munições de uso restrito. No entanto, ele foi liberado após audiência de custódia. 

Em agosto de 2023, um empresário limeirense foi preso durante a operação. Ele prestava serviços de limpeza pública na cidade de Bariri. 

As investigações apontaram que o grupo criminoso cometia coação e ameaçava os participantes das licitações com uso de arma de fogo para que o vencedor fosse direcionado. A empresa de Limeira começou a prestar os serviços em Bariri no começo de 2023. Logo após aconteceu as primeiras denúncias de fraude. 

Alguns presos já foram condenados pela justiça. A soma das penas ultrapassam 100 anos. Eles precisarão devolver aos cofres públicos cerca de R$ 5 milhões. 

Os crimes citados são de organização criminosa, frustração do caráter competitivo de licitações, fraudes contratuais, coação no curso do processo e roubo circunstanciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *