Trabalho conjunto entre o Grupamento de Patrulhamento Aquático e fiscais da Companhia tem como objetivo a preservação dos rios, entre eles o Piracicaba e o Corumbataí
Criado em julho deste ano e em atividade há quase quatro meses, o trabalho do Grupamento de Patrulhamento Aquático da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Piracicaba tem mostrado resultados importantes, o que motivou a visita de representantes da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) na manhã de terça-feira (12), na sede da Corporação, no bairro Verde. Na oportunidade foram discutidas as ações das duas instituições, alinhamento de condutas, bem como ampliação das formas de fiscalização na região por meio de ação cooperada entre Grupamento e fiscais da Companhia.
Sidney Miguel da Silva Nunes, comandante da GCM, recepcionou Evandro Gaiad Fischer e Rosângela Pacini Modesto, gerente e coordenadora regional da Cetesb, respectivamente, para a reunião. “Foi uma conversa bem dinâmica e importante de alinhamento para atendimento de ocorrências em conjunto, ou seja, do Grupamento de Patrulhamento Aquático e dos fiscais da Cetesb, em situações de possível flagrante de crime ambiental nos mananciais da região. Quanto mais organizada é a atuação das duas instituições, mais efetivo acaba sendo o resultado na preservação do meio ambiente”, destacou o comandante Nunes.
Também participaram do encontro o subinspetor GC João Luis Alves, responsável pelo Pelotão Ambiental; e os agentes do grupamento GC Fernando Bertin, GC Paulo César Cavalcante, GC Cleiton Previatti, e o GC Luiz Cardoso dos Santos Filho.
ATUAÇÃO – O Grupamento de Patrulhamento Aquático da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Piracicaba tem como objetivo fiscalizar e exercer vigilância em toda a extensão do rio Piracicaba e rio Corumbataí, além de demais afluentes dos mananciais. Entre as ações já realizadas estão flagrantes de despejo de poluentes nos rios, bem como orientações a população sobre pesca proibida e retirada de lixo às margens do rio Piracicaba.
O grupamento também dá apoio operacional às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), especialmente nas áreas de proteção permanente e de mananciais, além de proteger e atuar conjuntamente nas ações coordenadas pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba (Simdec), e outros órgãos de proteção do meio ambiente nas esferas estadual e federal.