O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, anunciou nesta terça-feira (23) a prorrogação por mais 60 dias da liberação da prova de vida obrigatória para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
O evento online marcado para esta manhã serviu também para anunciar a expansão do projeto de prova de vida digital, por meio da qual os brasileiros podem, pela internet, fazer a operação.
De acordo com o instituto, a prova de vida, apesar de não ser obrigatória até maio, pode ser feita pelo celular da pessoa. No aplicativo Meu INSS há um tutorial para a população fazer todo o procedimento.
O INSS decidiu suspender a prova de vida em março de 2020 para evitar que os idosos precisem se deslocar até o local da prova de vida, por serem considerados do grupo de risco para a covid-19.
Normalmente, os aposentados e pensionistas precisam comprovar que estão vivos uma vez por ano para continuarem recebendo os benefícios. O pagamento é cancelado para aqueles que não realizam a prova de vida na data estipulada.