Limeira decreta situação de emergência para o uso da água no município 

Neste sábado (12), o prefeito Mario Botion decretou estado de emergência para o uso de água em Limeira (SP). O decreto foi assinado pelo executivo e publicado no jornal oficial. 

De acordo com o decreto municipal, a secretaria de obras e serviços públicos fica autorizada a estabelecer restrições para a utilização de água tratada para finalidades não essenciais, estabelecer rodízios ou interrupções temporárias no fornecimento de água, de acordo com a Lei Municipal 5.460/2014. 

Para justificar o decreto municipal, a prefeitura informou que os volumes de águas nos mananciais estão com níveis inferiores aos limites prudenciais e necessários. Além de a vazão no ponto de captação do Rio Jaguari estar em 1,82 metros cúbicos por segundo, conforme informado pela BRK, fazendo com que houvesse redução considerável no sistema. 

Em outro decreto, a prefeitura informou que fica requisitada a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo, ficando à disposição da BRK Ambiental para sua captação pelo tempo necessário a regularização do sistema. 

Os munícipes deverão ficar atentos aos desperdícios durante a lavagem dos quintais, carros e outros fins que não são considerados essenciais. Estes usos deverão ser feitos com equipamentos que aumente a pressão e diminua a vazão de água ou água de reuso. 

O mesmo vale para estabelecimentos como postos de combustíveis e lava-rápidos com limite de litros por hora, conforme previsto na Lei Municipal 5.460/2014. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *