A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, participou, na última sexta-feira (22), da reunião mensal da governança da Região Turística da Serra do Itaqueri, em Dourado. As representantes da pasta foram as servidoras Luciene Sizino (Chefe do Setor de Turismo) e Karolyne Ribeiro da Silva (Assessora de Políticas Públicas).
Em pauta no encontro estava a proposta dos municípios de Cordeirópolis e Dourado integrarem a região, o Festival Delícias da Serra, a sinalização turística regional, e os projetos apresentados para repasses de recursos do Governo Estadual para os Municípios de Interesse Turístico e as Estâncias para o exercício de 2024. A expectativa é que Limeira receba recursos do Estado para continuidade da reforma e revitalização no Horto Florestal. As possíveis intervenções estão em estudo.
Segundo Luciene, essas reuniões são fundamentais para alinhamento dos projetos turísticos regionais, além de favorecer a troca de experiências e informações, uma vez que a região é reconhecida como uma das mais estruturadas do país em governança. “A oferta de opções turísticas ganha mais força com o desenvolvimento regional. E, com isso, geramos mais empregos e oportunidades aos empreendedores”, afirmou.
Região Turística Serra do Itaqueri
A Região Turística da Serra do Itaqueri é composta por 14 municípios unidos pelo desenvolvimento do turismo regional. São eles: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha. Há, na região, uma oferta turística ampla, com turismo cultural, rural, de natureza, de aventura e gastronômico.