Limeira terá projeto da Suzano e do Sebrae voltado ao empreendedorismo; lançamento ocorre em evento sobre protagonismo feminino

Foto: Prefeitura de Limeira

Promover a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando o empreendedorismo e a geração de renda. Essa é a proposta do Projeto Semente, iniciativa da Suzano, em parceria com o Sebrae-SP, que chega agora em Limeira. O anúncio oficial ocorreu nesta quinta-feira (24), no teatro Nair Bello, durante a abertura do Fórum “Despertando o Protagonismo Feminino”.

Participaram do lançamento, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Adriano Silva Martins, o gestor do Sebrae em Limeira, Anderson Santos, o gerente regional do Sebrae-Piracicaba, Fábio Gerlach, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, a vereadora Terezinha da Santa Casa, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social).

Botion agradeceu as parcerias com Suzano e Sebrae na implantação do Projeto Semente em Limeira. “A Suzano é uma empresa forte, bem estabilizada no mercado, presente em mais de 200 municípios brasileiros e que possui estrutura para investir em projetos sustentáveis”, ressaltou o prefeito. “Essa parceria será muito bem-vinda”, completou.

O chefe do Executivo falou, ainda, sobre a importância do investimento em projetos de qualificação e de formação de novos empreendedores. “O mundo corporativo está em transição, estamos saindo do tempo em que procurávamos uma vaga de emprego, para uma nova era, em que produzimos nosso próprio emprego”, observou Botion.  

Roberta Botion, por sua vez, comentou a respeito da satisfação de ver a concretização de mais uma parceria no município, sobretudo na área de geração de renda. “Só neste ano, oferecemos mais de 1.100 vagas em cursos de qualificação. Somos um governo que prioriza o empreendedorismo, a geração de renda e a independência financeira, declarou.

EXPANSÃO

O Projeto Semente foi criado no ano passado. E frente aos resultados positivos, será expandido em 2023 para 69 municípios de atuação da Suzano no Estado de São Paulo. Limeira foi uma das cidades selecionadas por abrigar uma das unidades da empresa. A ação conta com investimentos de R$ 7,7 milhões e pretende fortalecer o empreendedorismo, além de proporcionar a geração de emprego e renda a outras 2.500 pessoas.

De acordo com o representante da Suzano, o projeto será executado pelo Sebrae, que inicialmente, fará a busca ativa das famílias vulneráveis economicamente. Para esse trabalho, o programa receberá apoio do Ceprosom. O segundo passo, é definir o que Martins chama de “vocação empreendedora ou profissional”, e a partir daí, organizar oficinas de capacitação e palestras, com objetivo de promover a inclusão produtiva dessa parcela da população e desenvolver parcerias público-privadas para acesso ao mercado e comercialização de produtos.

No primeiro momento, Anderson Santos afirmou que serão selecionadas aproximadamente 100 pessoas em Limeira. Posteriormente, elas receberão apoio para desenvolver projetos de vida e de carreira, criando condições para se estabelecerem como empreendedoras. “Essa iniciativa tem como propósito fomentar o empreendedorismo, muitas vezes para as pessoas que já empreendem, mas não se dão conta disso”, observou o gestor do Sebrae.

FÓRUM

Após o lançamento do Projeto Semente, houve o início do Fórum “Despertando o protagonismo feminino”, evento realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social e do Ceprosom, e pelo Sebrae. O Fórum teve como debatedoras, Roberta Botion, Terezinha da Santa Casa, Maria Aucélia Damaceno, a gerente de Marketing da Dohler Brasil e Cone Sul, Caroline Oliveira, a empreendedora e proprietária da Família Doce Pudim,  Marielen Padovani Vieira de Azevedo, e a gestora de Projetos do Sebrae, Débora De Paula Rodrigues. A mediação do painel ficou a cargo da diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania do Ceprosom, Lígia Zampar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *