31 de dezembro de 1969 às 21:00

Não foi fácil, mas elas abandonaram a maquiagem e agora contam como foi

Na busca pela liberdade feminina, sair de casa de cara lavada, algo impensável para tantas, virou motivo de orgulho para outras, e aquele ritual agora rende minutos de sono ou, simplesmente, uma pele mais saudável. Pelo trabalho, por ideais ou simplesment

Na busca pela liberdade feminina, sair de casa de cara lavada, algo impensável para tantas, virou motivo de orgulho para outras, e aquele ritual agora rende minutos de sono ou, simplesmente, uma pele mais saudável. Pelo trabalho, por ideais ou simplesmente por aceitação, elas pararam de usar maquiagem, e contaram ao UOL como foi esse processo. 

Imagem: Arquivo pessoal

"Desde antes dos meus nove anos, minha mãe me colocou em concursos de beleza. Isso fez eu me cobrar e competir comigo mesma --e com outras meninas e mulheres-- a estar bonita sempre. Em setembro de 2017, percebi que a maquiagem estava sendo uma forma de ocultar quem eu era. Servia para esconder a cara de choro, uma noite mal dormida, o cansaço. Foi quando decidi parar. Antes de qualquer coisa, quero formar uma consciência de usar quando eu quiser e não por alguma imposição ou para 'corrigir imperfeições', apagar marcas. Eu usava maquiagem todos os dias. Nunca foi algo muito pesado... Para ir no mercadinho, pegar metrô ou encontrar as amigas. Sinto que estou cuidado mais da minha pele. Alicia Keys foi uma inspiração quando assistia o show dela no Rock in Rio, no ano passado. Ela estava radiante, sem maquiagem e muito confortável. A maioria das pessoas adorou a minha decisão. A minha mãe, no entanto, falou algumas coisas desagradáveis quando contei --depois pediu minhas maquiagens para ela. O mais doido disso tudo foi um post que fiz no Facebook sobre isso. Me cobriram de comentários  'você é linda com ou sem', 'você é naturalmente linda', mas o que eu queria, na verdade, era passar a minha aceitação. Se amar é um longo processo", Thamys  Trindade, 30, jornalista. 

Leia também:

Imagem: Arquivo pessoal

Imagem: Arquivo pessoal

"Não uso maquiagem há 15 anos, quando comecei a faculdade de nutrição. A profissão proíbe, além de brincos, anéis, e também pede o cabelo sempre preso, por conta da higiene com alimentos na cozinha de hospitais. Não é permitido e sempre levei numa boa, afinal, foi a carreira que eu escolhi. Por conta da prática, perdi a vontade totalmente e não faço questão alguma. Mas para a minha pele foi bom, precisava de 'uma trégua', pois tenho rosácea. Antes de parar, o que mais usava, por causa dessa condição, era lápis e rímel. É claro que é algo que mexe com a vaidade e é possível perceber os olhares. Os outros pensam que você não se cuida porque não passa esses produtos e não está com as unhas pintadas. As pessoas notam quando chego em uma festa de cabelo molhado e sem maquiagem. Mas não ligo", Roberta Fontana, 34, nutricionista.

Imagem: Arquivo pessoal

"Maquiagem nunca foi algo que me agradou, mas era muito presente na minha vida porque eu tinha uma prima muito próxima que adorava e me influenciava a usar. Desde que passou a fase da adolescência, que eu me lembre, uns 18 anos, não uso mais. Quando estava mais maquiada, em casamentos e formaturas, por exemplo,  ouvia: 'você fica tão bem, linda, por que não usa mais?'. Recentemente vivi uma situação na qual a maquiagem voltou a fazer parte dos meus questionamentos. Estou solteira há pouco tempo e, no primeiro dia que fui sair com uma amiga, ela estava toda maquiada. No trajeto de casa até o lugar fiquei pensando se precisaria voltar a usar, o quanto aquilo faria diferença... Mas não mudou nada. Nunca me fez falta, tanto que nem tenho em casa. Eu me sinto bem assim. Acho lindo quem usa, admiro, mas não é para mim. Porém, terei um desafio: minha filha Ana Clara, 3. Ela adora maquiagem e pergunta sempre. Claro que ainda não está na hora e esse é meu argumento. Na festa à fantasia da escola, a levei na casa de uma amiga que fez umas firulas, passou batom, colocou aquelas pedrinhas e ela se realizou. Vou ter que aprender por ela", Crystal Faria, 27, estudante.

Fonte: UOL

comentários

Estúdio Ao Vivo