Uma menina de 6 anos, que era aluna da Rede Municipal de Ensino de Limeira, faleceu nesta segunda-feira (5) em um hospital público da cidade. A Prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgou comunicado hoje (6) para esclarecer que o motivo do óbito está sob investigação.
No texto, é informado que “até o momento, não há laudo comprobatório da causa da morte – atestado por exame laboratorial”. Uma amostra de sangue será encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz, com solicitação de sorologia para febre maculosa, leptospirose, febre amarela, dengue e meningite. Só o exame laboratorial poderá confirmar a causa da morte. O resultado deve sair em até 20 dias.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica ressalta que já está em contato com os familiares da criança, para levantar mais informações sobre o caso e prestar solidariedade.
O comunicado divulgado traz ainda um parágrafo salientando que a Divisão de Vigilância de Zoonoses mantém acompanhamento permanente de áreas de risco para incidência do carrapato estrela (vetor da febre maculosa), com colocação de avisos à população, e divulga publicações informativas sobre prevenção. Neste ano, não há nenhum caso confirmado da doença no município.