O prefeito Mario Botion lançou na tarde desta sexta-feira (8), a Operação Chuvas de Verão 2023/2024. O programa, que será coordenado pela Defesa Civil, foi apresentado durante entrevista coletiva realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito. “Vamos agir durante o período de chuvas com o reforço de medidas preventivas e de ações cada vez mais intensas para minimizar efeitos provocados pelos eventos climáticos”, afirmou o prefeito.
O objetivo central é a integração de ao menos quatro secretarias municipais durante a vigência do programa, inicialmente previsto para se estender até o mês de março: Segurança Pública e Defesa Civil, Meio Ambiente e Agricultura, Obras e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. Forças externas também farão parte do programa, como o Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra, além de grupos da sociedade civil.
O secretário Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) lembrou situações ocorridas recentemente para agradecer o trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais. “As ações ocorreram de forma integrada e com rapidez, com o intuito de minimizar os problemas materiais, e evitar mortes. Cumprimos com esse objetivo”, disse. Ele agradeceu ao prefeito pelo reforço da estrutura da Defesa Civil, a atuação dos agentes do órgão e também de equipes das demais secretarias.
A vice-prefeita Erika Tank reforçou a capacidade técnica das equipes que estão atuando. Também parabenizou o prefeito por ele estar agindo de forma determinante. Citou, por exemplo, medidas adotadas como fechamentos de parques quando necessário, como forma de se evitar riscos para a população.
PREVENÇÃO E CAPACITAÇÃO
Botion falou sobre transformações que estão se verificando com a questão ambiental. “Os efeitos climáticos demonstram com clareza que a natureza está respondendo à falta de cuidados com o ambiente. É um fato”, pontuou. Ele lembra que estruturas dimensionadas em obras de engenharia do passado já não suportam mais o que vem ocorrendo, principalmente com a intensidade de chuvas.
Diante desse cenário, o prefeito relatou que sua administração vem executando obras que buscam medidas preventivas, como obras de infraestrutura, contenção de encostas e serviços de zeladoria, como limpeza de ruas. Citou ainda medidas de capacitação, como treinamento constante de agentes da Defesa Civil, e de funcionários do Meio Ambiente, de Obras e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana. Pediu ainda ajuda dos cidadãos, como se evitar acúmulos de lixo nas ruas e calçadas.
A secretária do Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, disse que, a pedido do prefeito, está concluindo um levantamento de árvores que apresentam maior risco de queda. “Vamos concluir este mapeamento e entregar ao prefeito, para que possamos adotar as medidas preventivas”, declarou.
Também participaram da apresentação da Operação, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Rodrigo Oliveira (Mobilidade Urbana) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o presidente da Câmara, Everton Ferreira, diretores de várias secretarias, além do subtenente do Exército, atual chefe de instrução do Tiro de Guerra, Eliezer Orlandi, e o sargento do Corpo de Bombeiros de Limeira, Lucas Rafael Lucena Vieira. O professor aposentado de Hidrologia, da Unicamp, Hiroshi Yoshizane também esteve presente.
Equipamentos recentemente adquiridos para a Defesa Civil foram apresentados durante o lançamento da Operação Chuvas de Verão, como dois kits Guarani para combate a incêndio. Cada um deles tem capacidade para 600 litros de água.