Parcelar as compras já faz parte da cultura brasileira, afirma Serasa

Ao todo, foram ouvidas 2.018 pessoas, de todas as regiões do país, e o resultado explica, em parte, a alta inadimplência do país. Fazer compras a prazo, por exemplo, é o primeiro passo para o endividamento e, segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados adotam o parcelamento como método preferencial de pagamento. Desses, 23% deixam de saldar a conta à vista apenas por costume, e não por necessidade, sinal de um comportamento cultural, cuja causa pode ser atribuída ao uso do cartão de crédito, pois nove a cada dez consumidores recorrem a esse meio para conseguir comprar o que precisam.

“O parcelamento já se incorporou à realidade dos brasileiros porque muitos enxergam nessa forma de pagamento uma possibilidade de aumentar o poder de compra, o que não é uma verdade”, explica Patrícia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças. “Quando não administrado, o parcelamento se transforma na famosa ‘bola de neve’, que estende e amplia o endividamento”, adverte.

Nas respostas à pesquisa, 47% dos entrevistados contaram que definem o número de prestações de acordo com o seu orçamento, enquanto 41% se mostraram mais preocupados com os juros embutidos no parcelamento. Foram citadas como justificativas para as compras feitas a prazo: o parcelamento (não) ter juros (41%); não gastar muito dinheiro de uma só vez (32%); acreditar que é melhor diluir o valor no tempo (30%); ter a sensação de que pode comprar mais (30%); parcelar gastos não planejados (27%); não dispor da quantia para o pagamento à vista (26%); e o costume de parcelar (23%).

Quanto ao planejamento financeiro, quase dez entre dez brasileiros concordaram que ele é fundamental para manter o equilíbrio econômico, mas apenas seis a cada dez confirmaram ter o hábito de controlar seu dinheiro.

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