Passa de um milhão número de pessoas que fugiram da Ucrânia por causa da guerra

Mais de um milhão de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, segundo os dados mais recentes.

A Ucrânia tem fronteira com sete países: Rússia ao norte e leste, Belarus ao norte, Polônia e Eslováquia ao oeste e Romênia, Hungria e Moldávia ao sudoeste.

De acordo com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), os dados mais recentes disponíveis nesta quinta-feira (3) mostram que 1.038.583 de pessoas fugiram da Ucrânia para os países vizinhos desde o início da ofensiva russa.

“Em apenas sete dias, vimos o êxodo de um milhão de refugiados da Ucrânia para países vizinhos”, tuitou o alto comissário do Acnur, Filippo Grandi.

“Para milhões de outros, dentro da Ucrânia, é hora das armas caírem para que a assistência humanitária possa chegar e salvar vidas”, acrescentou

Estes números incluem o território controlado por Kiev, com mais de 37 milhões de habitantes, mas não a península da Crimeia – anexada pela Rússia em 2014 – ou as duas áreas nas mãos de separatistas pró-Moscou no leste do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *