O Procurador-geral de Justiça agradeceu empenho de bombeiros e Defesa Civil; ele elogiou promotores
O procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, esteve, neste domingo, no gabinete de crise montado pelo governo do Estado para coordenar as ações contra os incêndios no território paulista, especialmente no interior. Ele externou à tenente-coronel Claudia Andréia Bemi (que é da Defesa Civil e integra o gabinete de crise) as preocupações do Ministério Público, colocando a instituição à disposição das autoridades, e agradeceu o empenho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, bem como o esforço de todos os promotores que atuam na área ambiental.
Em meio à estiagem, calor extremo e incêndios que causaram transtornos e medo a moradores do interior de São Paulo, o estado registrou entre quinta-feira e sexta-feira 2.316 focos de fogo, número quase 7 vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 incidentes.
Por orientação da PGJ, os integrantes Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) estão mobilizados para fazer frente à situação de emergência. Depois de controlar os focos de incêndio, salvando vidas humanas e de animais, agora começa a fase de investigações e soluções preventivas. Ao final, o MPSP buscará eventuais responsabilizações. O coordenador do GAEMA, Luís Fernando Rocha, informou que todos os promotores do Estado que necessitarem de apoio podem acionar o grupo por meio do Whatsapp (18) 99121-1449.