Notícias→REGIÃO→Com 13 óbitos por dengue, Santa Bárbara atinge marca histórica de 2022
Com 13 óbitos por dengue, Santa Bárbara atinge marca histórica de 2022
Cidade já contabiliza 3,9 mil casos e iguala recorde de mortes pela doença registrado há três anos
Por Ingrid Woigt
23 de Abril de 2025 às 09:28
A cidade de Santa Bárbara d’Oeste confirmou quatro novas mortes por dengue, segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado na terça-feira (22). Com isso, o município alcança 13 óbitos em 2025, igualando o recorde histórico de mortes pela doença, registrado no ano de 2022.
Em relação às contaminações, neste ano Santa Bárbara soma 3.903 casos de dengue, segundo o painel de monitoramento do Governo de São Paulo. O ano passado foi o mais crítico em número de registros: 6.547 confirmações para a doença - sendo que 12 pessoas morreram.
A administração municipal informou que segue mobilizada no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), realizando ações como visitas a imóveis, controle de criadouros, aplicação de larvicidas e inseticidas, atividades educativas e estratégias inovadoras de monitoramento.
Citou ainda que Santa Bárbara d’Oeste é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a utilizar as estações disseminadoras de larvicida - tecnologia desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz. “Até o momento, 400 armadilhas já foram instaladas. O monitoramento da infestação do Aedes aegypti tem sido feito por meio da análise de 1,5 mil ovitrampas”, disse, em nota, o Executivo.