A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e a Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, anunciam inscrições para os cursos oferecidos gratuitamente à população na Escola Livre de Música, dias 1º ,2, 6 e 7 de fevereiro. Neste ano, as atividades ocorrem no Palacete Levy, Casa da Cultura Oswaldo Salibe (Nossa Senhora das Dores) e Casa da Cultura 2 (Vista Alegre).
No Palacete, os cursos oferecidos são de violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, trombone, percussão erudita, canto coral, violão, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria e percussão popular. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer presencialmente ao Palacete Levy (Largo da Boa Morte, 11, Centro), com documento de identidade e comprovante de residência de Limeira. É necessário ter completos ao menos 10 anos de idade até o dia da inscrição, e pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis.
No caso dos cursos que ocorrem no Palacete, não é necessário contar com experiência musical prévia, nem instrumento próprio. Os candidatos passam por testes de aptidão, que não envolvem conhecimento musical, exceto para não iniciantes, para seleção dos alunos.
As inscrições para o núcleo erudito serão dias 1 e 2 de fevereiro, das 16h às 20h, que inclui violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, trombone, percussão erudita e canto coral. Já nos dias 6 e 7 de fevereiro, ocorrem as inscrições do núcleo popular, das 16h às 20h, que é focado em violão, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria e percussão popular.
DESCENTRALIZAÇÃO
A Escola Livre de Música também oferta cursos em dois polos descentralizados que estão na Secretaria de Cultura, que são a Casa da Cultura Oswaldo Salibe, no Parque Nossa Senhora das Dores, e a Casa da Cultura 2, no Jardim Vista Alegre.
Na Casa Oswaldo Salibe, os cursos oferecidos são: canto coral infantil, adulto e violoncelo; já na Casa 2, os cursos oferecidos são de violino, violão, flauta doce e transversal.
Em ambos os casos, para se inscrever, os candidatos devem comparecer presencialmente aos polos onde pretendem estudar, levando documento de identidade e comprovante de residência de Limeira. É necessário ter completos ao menos 7 anos de idade até o dia da inscrição, e o público com menos de 18 anos deve estar acompanhados por pais ou responsável.
Não há necessidade de experiência musical prévia. As inscrições para as Casas ocorrem nos dias 1 e 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por ordem de chegada.
A Casa da Cultura Oswaldo Salibe fica na Rua Renato Moretti, 222 – Nossa Senhora das Dores; já a Casa 2 está localizada na Rua Vitório Alberto Pelegrinni, 37 – Vista Alegre.