O governo britânico lançou um apelo nesta segunda-feira (1º) para encontrar uma pessoa que importou para o Reino Unido a cepa do coronavírus originada no Brasil, diante da preocupação dos especialistas sobre a possível resistência dessa variante às vacinas atuais.
A cepa que surgiu em Manaus, na Amazônia brasileira, foi detectada em três pessoas que chegaram na Escócia e em outras três na Inglaterra, mas uma destas últimas não foi localizada porque não forneceu seus dados no formulário quando realizou o teste.
“Estamos tentando localizá-la”, disse o secretário de Estado para vacinação, Nadhim Zahawi, à BBC, pedindo “que qualquer pessoa que fez o teste em 12 de fevereiro” que entrasse em contato com as autoridades se não recebeu o resultado.
Ela também anunciou que vai lançar uma campanha de “testes abrangentes” em Gloucestershire, no sul da Inglaterra, onde os outros dois casos dessa variante foram detectados.
País mais afetado da Europa, com quase 123 mil mortes confirmadas por covid-19, o Reino Unido foca sua estratégia em uma campanha massiva de vacinação que começou em 8 de dezembro e já vacinou mais de 20 milhões dos 66 milhões de habitantes do país, atualmente confinado pela terceira vez desde o início de janeiro.