Santa Casa de Limeira: uma história de 130 anos de compromisso com a saúde

Foto: Santa Casa

A Santa Casa de Limeira, referência hospitalar para 1,5 milhão de habitantes em 26 municípios da região de Piracicaba, comemora nesta terça-feira, 17 de fevereiro, 130 anos de história e dedicação à saúde. Inaugurada em 1895, na Rua Visconde do Rio Branco, nasceu da necessidade de combater epidemias que assolavam a cidade e outros municípios paulistas à época: bexiga, febre amarela e varíola.

Com a assistência de profissionais abnegados, salvou muitas vidas. A instituição se consolidou ao longo das décadas como um símbolo de excelência no atendimento médico, com um legado marcado por inovação e compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos limeirenses e de toda a região.

A história da Santa Casa é também uma história de contribuições significativas à medicina brasileira. Personalidades como o Dr. Adolfo Lutz, pioneiro na área de epidemiologia e pesquisa de doenças infecciosas, e o Dr. Antônio Cândido Camargo, especialista em tratamento oncológico, marcaram presença na instituição, que continua a ser um polo de desenvolvimento e especialização na área da saúde

Foi em 1974, o hospital se estabeleceu no Complexo Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira, na Vila Cláudia, onde permanece até hoje. A partir de então, a Santa Casa vem ampliando suas instalações e serviços, mantendo-se na vanguarda do atendimento em alta e média complexidade, com setores especializadas como:
• Banco de Sangue
• Centro Oncológico com equipamentos de última geração
• Centro de Imagens
• Unidade de Tratamento de Queimaduras
• Setor de Hemodiálise, com estação de tratamento de água própria
• Centro de Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Unidade Coronariana
• 5 UTIs, incluindo pediátrica e neonatal

É uma instituição particular, filantrópica, com mais de 80% dos atendimentos prestados ao SUS. Com números impressionantes, como 16 mil atendimentos mensais no Pronto-Socorro e Pronto Atendimento, quase 1.000 cirurgias e 1.200 sessões de radioterapia, a Santa Casa se destaca como um pilar essencial no cuidado à saúde da região, especialmente para aqueles que mais precisam.

Em 2024, o hospital registrou também mais de 1.300 internações/mês e 2.500 sessões/mês de hemodiálise.

Além disso, a instituição desempenha um papel fundamental como Hospital de Ensino. Em 1958 já demonstrou sua vocação com a formação das primeiras enfermeiras da cidade. Em 2005, foi certificada pelo Ministério da Educação, o MEC, como um Hospital de Ensino, com recertificações sequentes, tendo 18 especialidades médicas inseridas no programa de residência médica, formando centenas de novos especialistas todos os anos, assim como enfermeiros, auxiliares, técnicos e fisioterapeutas.

Hoje, mais de 1.300 colaboradores e 300 médicos contribuem para que a Santa Casa siga como um centro médico de referência.

“Completamos 130 anos com a missão de cuidar da vida e saúde de nossa população. O trabalho de todos que fazem parte desta história é fundamental para a excelência da Santa Casa. Este é um momento de celebração e também de reafirmação do nosso compromisso com o futuro, com a qualificação dos nossos colaboradores e com a contínua melhoria no atendimento aos pacientes”, declara o provedor, Wilson Rocha.

Este marco dos 130 anos representa, portanto, não apenas um olhar para o passado, mas um forte compromisso com a inovação e fortalecimento da estrutura hospitalar para as novas gerações. A Santa Casa de Limeira, com seu legado de mais de um século de serviços prestados à população, se prepara para os desafios do futuro, garantindo que Limeira e região continuem a contar com uma estrutura hospitalar de excelência e eficiência.

Celebrações
Uma missa de Ação de Graças pelos 130 anos da Santa Casa de Limeira será celebrada pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau, neste domingo (16/2), às 7h, na Catedral Nossa Senhora das Dores.

Na segunda (17/2), dia do aniversário, a Santa Casa realiza uma solenidade com autoridades e figuras importantes da história do hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *