A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Limeira informou que vem percorrendo bairros, num trabalho porta-a-porta levando informações sobre medidas preventivas para se evitar incêndios florestais.
As ações já alcançaram mais de 1.800 residências e também blitz em outros 300 cidadãos motorizados.
Os servidores têm percorrido os bairros com problemas históricos relativos às queimadas, como a região do Geada, Nossa Senhora das Dores, Lagoa Nova, região dos Rubis, Primavera e os Jequitibás. O trabalho teve início em junho.
Em todas as abordagens, os agentes entregaram materiais explicativos sobre as consequências dos incêndios, telefones para contato em caso de avistamento de infratores e de queimadas e o modo correto para descarte de resíduos sólidos (inclusive QR-Code para localização dos ecopontos no município).
Com o tempo seco, tanto a vegetação quanto o lixo são focos de queimadas intencionais que precisam ser coibidas e alertadas.
A população é incentivada a colaborar ativamente na proteção do meio ambiente. Denúncias sobre descarte inadequado de resíduos e queimadas podem ser enviadas para a GCM pelo telefone 153, para o serviço 156, e para o Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, atendido no (19) 3442-9628