Atendendo à solicitação do prefeito Mario Botion, representantes de forças de segurança do município se reuniram na manhã desta quinta-feira (9), na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura (Edifício Prada), para discutir e deliberar ações de combate à criminalidade no município. “Medidas já adotadas serão mantidas, ampliadas e outras realizadas de forma considerável”, declarou o prefeito Mario Botion, que coordenou a reunião.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, afirmou que uma força-tarefa envolverá vários aspectos para coibir a violência”. Além das três forças de segurança, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, outros setores do município participarão dessas ações com maior intensidade. Serão apoios como fiscalizações, entre outros.
As medidas serão adotadas nos próximos dias. Operações de saturação e também de abordagens de pessoas suspeitas passarão a ser mais frequentes em várias regiões do município, em especial aquelas onde as manchas de criminalidade são mais recorrentes. “Além de dar visibilidade às ações, como bloqueios, o objetivo é a adoção de medidas concretas como forma de inibir o criminoso”, declarou Marchi.
SEMÁFOROS
O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, anunciou que, a patir desta sexta-feira (10), os semáforos de todas as rotatórias do município – excetuando-se aquele conhecido como do Enxuto (por estar em uma rodovia) – passarão a ficar com sinal intermitente (amarelo piscante) das 22h às 5h. Já semáforos da região central, na sua maioria, também serão programados para o amarelo piscante, das 23h às 5h. O objetivo é evitar furtos e roubos no momento em que o sinal está vermelho.
O encontro desta manhã teve a presença também da vice-prefeita Erika Tank, do delegado seccional, Antônio Luís Tuckumantel, dos capitães Herlon Corrêa de Paula (1ª Cia da PM), André Luís Meneses (5ª Cia da PM), do diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, do comandante e subcomandante da GCM, respectivamente, André Hailler e Angelo Oliveira, do diretor operacional da GCM, Timóteo Paula Silva, do diretor de Trânsito, Nilson Pasqualoto e do chefe dos agentes de Trânsito, Claudinei Pereira Veloso.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), estrutura criada no governo Botion relacionada à segurança pública, fará no próximo dia 15 sua primeira reunião ordinária deste ano. Na ocasião, estratégias e medidas que já forem tomadas serão apresentadas durante o encontro.