A Prefeitura de Limeira informa que a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) continua disponível, gratuitamente, para vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos ainda não vacinadas ou com esquema incompleto. São 17 pontos de imunização. De acordo com a pasta, a medida vai ao encontro da Lei Federal 12.845/2023, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral às pessoas em situação de violência sexual.
Conforme a legislação, os hospitais devem oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar. O objetivo é controle e o tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, aos serviços de assistência social.
Na situação em que o serviço do primeiro atendimento não possua sala de vacina, orienta-se encaminhar a vítima à unidade de saúde mais próxima para iniciar ou completar o esquema de vacinação da HPV. Para tanto, é necessário a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) T742 para que o serviço de Atenção Primária à Saúde identifique a estratégia e consiga fazer o registro da dose de forma adequada.
A vacinação acontece nos 17 pontos de imunização de rotina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h: UBS Abílio Pedro, UBS Aeroporto, UBS Campo Belo, UBS Cecap, UBS Morro Azul, UBS Dores 1, UBS Dores 2, UBS Nova Europa, UBS Nova Limeira, UBS Nova Suíça, UBS Novo Horizonte, UBS Planalto, UBS Hipólito 1, UBS Tatu, UBS Vista Alegre e UBS Graminha e Ambulatório de Especialidades Rubi.