Luta Antimanicomial ganha data oficial e ações públicas em Limeira

Programação tem exposições, oficinas e sarau até o dia 19
A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária na segunda-feira (12), a instituição do Dia Municipal da Luta Antimanicomial em Limeira, celebrado em 18 de maio. O projeto de Lei Nº 89/2025 é de autoria da vereadora Isabelly Carvalho.
A luta antimanicomial foi, ainda, um dos temas abordados na Tribuna Livre. Segundo a oradora Ana Carolina Agapito, o movimento existe para que o modelo manicomial seja substituído por alternativas que garantam o acesso à saúde mental de forma integral, acolhedora e respeitosa. Ela destacou que o cuidado se faz na comunidade e não em isolamento.
ATIVIDADES EM LIMEIRA
O Dia da Luta Antimanicomial, além de ser pautado no Legislativo, também motiva ações do Poder Executivo na cidade. A Secretaria de Saúde de Limeira, com o apoio do Fórum Limeirense de Luta Antimanicomial, divulgou uma programação para os próximos dias, com o objetivo de reforçar a importância do cuidado em liberdade, sem reclusão.
A programação começa hoje (13), com uma exposição de obras elaboradas por usuários dos serviços de saúde mental do município – Caps AD, Caps IJ e Caps II. A mostra será realizada no Paço Municipal (Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179), das 8h às 17h. A visitação ocorre até dia 19, quando a exposição segue de forma itinerante para o Núcleo de Atendimento ao Cidadão – NAC (Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800).
No domingo (18), as atividades concentram-se no Parque Cidade, a partir das 10h, com oficinas de dobradura e pintura, além de um sarau e um piquenique.