Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça a importância do diagnóstico precoce

APAE Limeira oferece versão ampliada que detecta mais de 50 doenças
Nesta sexta-feira (6), o Brasil celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas em recém-nascidos.
O exame, obrigatório e gratuito no SUS desde 1992, é um direito garantido por lei e deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Mas o que nem todos sabem é que existem diferentes versões do teste. Enquanto o exame básico oferecido pela rede pública detecta seis doenças, a APAE Limeira realiza o teste do pezinho “Máxima Proteção”, uma versão ampliada capaz de identificar, de forma precoce, mais de 50 doenças genéticas, metabólicas e congênitas, muitas vezes antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam.
Com o teste “Máxima Proteção” é possível aumentar significativamente as chances de um tratamento precoce. “Isso significa mais segurança e tranquilidade para a família, além de oferecer aos bebês a oportunidade de um desenvolvimento saudável, com qualidade de vida”, explica a coordenadora do Centro de Ações Preventivas (CAP) da APAE Limeira, Luciana Lavoura.
CONSCIENTIZAÇÃO
Um dos grandes desafios enfrentados pela equipe da APAE é a conscientização das famílias sobre a importância do teste ampliado. “O teste básico é excelente, mas quem tem a possibilidade de fazer o de máxima proteção é muito melhor. É uma escolha particular, que não precisa de indicação médica, basta a família querer”, explica a enfermeira responsável pelo teste, Juliane Nunes Cerqueira Gonçalves.
Os testes realizados na APAE são feitos em parceria com o Instituto Jô Clemente, que é referência e pioneiro no teste do pezinho no Brasil. Um grande diferencial deste laboratório é que, nos casos positivos para as doenças previstas na Fase do PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal) ele oferece acompanhamento multidisciplinar e, aos portadores das outras doenças diagnosticadas, são oferecidas orientação técnica, apoio e supervisão médica quando necessário.
Para mais informações sobre o teste do pezinho “Máxima Proteção” ou para agendamentos, basta entrar em contato com a APAE Limeira pelo telefone (19) 3404-1569 ou pelo site apaelimeira.com.br.