Defesa Civil de Limeira inicia campanha de conscientização sobre período de estiagem

A ação faz parte da operação “SP Sem Fogo”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa alertar a população sobre a importância de prevenir incêndios, sejam eles criminosos ou acidentais.
A Defesa Civil de Limeira deu início à Campanha de Conscientização sobre o período de estiagem. Na manhã desta terça-feira (8), agentes do órgão estiveram na Escola Municipal Maria Aparecida De Luca Moore, no Jardim Aeroporto. Durante a visita, os alunos receberam orientações sobre como evitar incêndios e como acionar os bombeiros ou a Defesa Civil em situações de risco. As crianças também receberam panfletos informativos para levar aos familiares, multiplicando o alcance das informações.
A ação faz parte da operação “SP Sem Fogo”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa alertar a população sobre a importância de prevenir incêndios, sejam eles criminosos ou acidentais. A campanha reforça orientações para que as pessoas evitem acender fogueiras, fazer queimadas e jogar cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias. Outra prática perigosa destacada é a soltura de balões, que além de crime ambiental, pode provocar incêndios de grandes proporções e danos irreparáveis à natureza.
Com a redução significativa das chuvas nesta época do ano, o ambiente fica mais propício à ocorrência de incêndios e queimadas, oferecendo riscos à saúde da população, à segurança e ao meio ambiente. A Defesa Civil de Limeira atende pelo telefone de emergência 199. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193. Em casos de incêndio criminoso, as denúncias podem ser feitas à Polícia Militar pelo 190 ou à Guarda Civil Municipal pelo 153.
Mais informações sobre como prevenir incêndios durante o período de estiagem estão disponíveis no site www.spalerta.sp.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Limeira/Secretaria de Comunicação Social
Crédito das fotos: Wagner Morente