Iracemápolis registra óbito por Influenza e reforça a importância da prevenção

A Prefeitura de Iracemápolis confirmou o primeiro óbito por Influenza em 2025. A paciente, uma mulher de 67 anos, possuia histórico de comorbidades associadas, como hipertensão e neoplasia e encontrava-se internada para tratamento, mas infelizmente não resistiu às complicações da doença.
O Influenza é um vírus respiratório cuja transmissão ocorre de forma semelhante à do coronavírus, por meio da tosse, espirros ou contato com superfícies contaminadas, seguido do toque em boca, nariz ou olhos.
Os principais sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, tosse seca, dor de garganta, coriza e sensação de fraqueza. Também podem ocorrer diarreia, vômito, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.
A principal forma de prevenção é manter a vacinação em dia, além de adotar hábitos de higiene como higienizar as mãos com frequência e procurar atendimento médico aos primeiros sinais de agravamento.
A vacina contra o vírus Influenza está disponível em todas as salas de vacinação das unidades de saúde do município, das 7h às 15h30, mediante apresentação de documento com foto. A vacina está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.
“Atualmente, a cobertura vacinal do município está em 47,56%, considerada baixa. Por isso reforçamos a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes”, destacou o secretário de Saúde, Ralf Silva.
O alerta é especial para crianças de até seis anos, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, grupos mais vulneráveis às complicações da doença.