Prefeitura esclarece que Parque Cidade manterá eventos culturais, educacionais e esportivos

Após a repercussão da proibição de eventos festivos no Parque Cidade, pela Prefeitura de Limeira, o Executivo enviou nesta terça-feira (19) um segundo comunicado à imprensa, com esclarecimentos. Segundo o texto, “o decreto que restringe a realização de eventos festivos (…) afeta somente os eventos de médio e grande impacto, mantendo, portanto, no parque os eventos culturais, artísticos, recreativos, esportivos e educativos de Limeira”.
A Prefeitura explica ainda que a decisão de não realizar grandes eventos no Parque Cidade foi tomada devido à falta de estrutura adequada para esse tipo de atividade. Entre os principais problemas são citados: a capacidade limitada de público, a inexistência de estacionamento apropriado, o impacto do som alto em áreas residenciais e a ausência de condições adequadas de segurança e emergência, fatores que podem inclusive inviabilizar a emissão de alvarás pelo Corpo de Bombeiros.
CENTRO DE EVENTOS REFERÊNCIA NA REGIÃO
A administração disse que planeja um novo centro de eventos, projetado para sediar atividades maiores, com estrutura completa, estacionamento para centenas de carros, áreas de embarque e desembarque de carros por aplicativo, táxis e ônibus, e total conformidade com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.
A iniciativa, segundo a Prefeitura, permitirá que grandes eventos regionais sejam realizados de forma segura e organizada, evitando impactos como barulho excessivo e sobrecarga do Parque Cidade.
Ainda de acordo com o comunicado do Executivo, o Parque Cidade passará por reformas e remodelação, oferecendo uma infraestrutura ainda mais adequada para práticas esportivas, lazer e convivência familiar. Atividades como caminhada, corrida, bicicleta, skate, patinação, basquete, alongamento, aulas de dança, passinho, feiras e ações educativas ou culturais previamente autorizadas pelo município continuarão sendo realizadas.
EVENTOS JÁ AGENDADOS
A medida publicada prevê que eventos festivos agendados e autorizados pelo Poder Executivo antes do decreto poderão ser realizados no Parque Cidade. A fiscalização do cumprimento da norma ficará a cargo da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil.