Julgamento de Bolsonaro e outros réus será retomado com voto de Carmen Lúcia

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira (11) o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, com o voto da decana da Corte, a ministra Carmen Lúcia. A magistrada apresentará sua análise sobre a atuação de Jair Bolsonaro e mais sete réus, a partir das 14h de hoje.
Depois dela, o próximo – e último – a votar será o presidente da primeira turma do STF, o ministro Cristiano Zanin.
O julgamento está previsto para terminar na sexta-feira (12), com apresentação da dosimetria – cálculo das penas, em caso de condenação.
PLACAR DE VOTOS
Até o momento, o placar pela condenação, em todos os crimes, do ex-presidente e mais cinco réus está em 2 votos a 1. Já pela condenação dos réus Mauro Cid e Braga Netto por pelo menos um crime, está em 3 a 0.
VOTOS ANTERIORES
Nesta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux votou pela condenação do delator da trama golpista, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, em 2022, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Fux votou pela absolvição de Bolsonaro e os outros cinco réus.
Na terça feira (9), foram proferidos os votos pela condenação dos réus pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

ACUSAÇÃO
A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou argumentos para a condenação dos oito réus pelos crimes de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. A pena pode passar dos 30 anos de prisão.
Fonte e foto: Agência Brasil