Melhor FM 82.9 - A Sua Melhor Companhia!

Carregando programa...

Desnutridos, mais de 50 animais são resgatados de maus-tratos em sítio de Pirassununga

Desnutridos, mais de 50 animais são resgatados de maus-tratos em sítio de Pirassununga
  • Publicado emsetembro 4, 2025

Cerca de 40 cães, cinco gatos e dez tartarugas foram encontrados pela Polícia Civil em um sítio, em Pirassununga (SP), no bairro Amorim, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), na última terça-feira (2). Os animais estavam em situação de abandono e visível estado de desnutrição.

Uma mulher de 50 anos foi presa em flagrante por maus-tratos, mas foi liberada após audiência de custódia, nesta quarta-feira (3). Ela vai responder ao processo em liberdade, com restrições aplicadas – como não resgatar e não cuidar de animais, entre outras medidas.

Fotos: Repórter Naressi

Segundo o boletim de ocorrência, policiais civis foram designados para cumprir um mandado de busca e apreensão no sítio. No local, encontraram os animais desnutridos e os potes de ração vazios e com sujeira. Havia apenas um recipiente com água para os mais de 50 bichos.

A cena mais chocante, segundo a polícia, foi a de um cão morto, cujo corpo era devorado por outros cachorros. Havia ainda ossos espalhados pelo terreno. Também chamou a atenção a situação de um gato, que era mantido em uma gaiola pequena, semelhante a uma de pássaros, sem comida e água. Outros felinos estavam em um viveiro maior.

A mulher disse que os gatos estavam presos para evitar serem mordidos pelos cães. Ela alegou também que fornecia ração aos animais, mas os policiais não localizaram nenhum pacote de alimento no local.

MAUS-TRATOS E RESPONSABILIDADE

Além de secretários municipais, esteve no local o médico veterinário Gustavo Matinelli, que emitiu um laudo constatando situação de maus-tratos. Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante e, posteriormente, liberada. Ela cumpre restrições e ainda responde ao processo de indiciamento.

O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata do abuso a animais, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se trata de cão ou gato. A pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

DESTINO DOS ANIMAIS

A Prefeitura de Pirassununga informou que os cães, gatos e tartarugas ficarão sob tutela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da ONG SOS Animal. A Secretaria não possui estrutura para abrigar a grande quantidade de animais, por isso eles vão receber acompanhamento no próprio sítio.

O médico veterinário classificou como crítica a situação dos animais, especialmente em relação à alimentação. Por isso, realiza agora um trabalho de recuperação que envolve cuidados clínicos diários, fornecimento adequado de ração e água e monitoramento das condições gerais de saúde e segurança dos animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R04_banner melhor FM

contato@melhorfm.com.br

(19) 3404-4000

Avenida Doutor Lauro Corrêa da Silva, 3240

Jardim do Lago

Limeira – SP

CEP 13481-631

Acompanhe a Melhor FM 82.9 nas redes sociais
© 2025 Melhor FM 82.9 – Todos os direitos reservados.