Prefeitura corrige informação e comunica confirmação de paciente intoxicado com metanol em Limeira; bebida foi comprada na capital

Após a chegada de novos resultados de exames, o Departamento de Vigilância em Saúde confirmou o diagnóstico positivo para intoxicação por metanol em um paciente de Limeira.
A Prefeitura de Limeira chegou a informar na manhã hoje (29) que a suspeita havia sido descartada – divulgação que tinha ocorrido após o resultado de um primeiro exame. Nesta tarde, a informação foi corrigida.
O caso de intoxicação por metanol chama a atenção, após a notificação de três mortes e pelo menos sete internações confirmadas, no estado de São Paulo, pela ingestão da substância altamente tóxica, que estaria presente em bebidas alcoólicas contaminadas. Há ainda nove internações suspeitas sob análise.
Segundo a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP), que emitiu comunicado sobre o assunto, os casos foram notificados em período considerado curto para o número de registros.
HISTÓRICO DA INTERNAÇÃO EM LIMEIRA
Segundo apuração da Vigilância Sanitária, o paciente comprou um whisky na capital paulista em 16 de setembro deste ano e, no mesmo dia, participou de um churrasco com amigos. No dia seguinte, 17 de setembro, ele e a esposa passaram mal e procuraram uma Unidade de Pronto Atendimento.
No dia 18 de setembro, o estado de saúde do homem se agravou, levando-o a retornar ao hospital. Ele foi atendido na Santa Casa de Limeira, onde precisou ser intubado e permaneceu internado na UTI. Nesta segunda-feira (29), o paciente recebeu alta da UTI, foi transferido para a enfermaria e não corre mais risco de morte.
O Departamento de Vigilância em Saúde segue acompanhando o caso. A Vigilância Sanitária mantém canal de denúncias pelo WhatsApp: (19) 3720-2520.