Secretaria de Saúde de Limeira inicia busca ativa de tuberculose

A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, lançou a Campanha de Combate à Tuberculose. Até o dia 30 de setembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município intensificarão a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios, especialmente aquelas que apresentem tosse por duas semanas ou mais. Não é necessário agendamento para participar.
O principal sintoma da doença é a tosse com secreção persistente. Durante a busca ativa, os profissionais de saúde irão identificar pessoas com esses sinais e orientar para a coleta de amostras de escarro – exame laboratorial simples e gratuito, capaz de detectar a presença da tuberculose. Além disso, pessoas que apresentarem tosse nesse período também podem comparecer espontaneamente à UBS mais próxima para realizar o exame.
A tuberculose é uma doença infecciosa que, na maioria dos casos, afeta os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. A transmissão ocorre pela via respiratória, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
O município mantém um programa específico de controle da tuberculose, que inclui atendimento médico e de enfermagem, exames laboratoriais, fornecimento gratuito de medicamentos, além do acompanhamento dos pacientes e de seus contatos.
Segundo a Secretaria de Saúde, quanto mais cedo a tuberculose for diagnosticada, mais rápida e eficaz é a cura. O tratamento é gratuito e deve ser seguido até o fim para garantir a eliminação da doença. “A tuberculose tem cura, e a participação da população é fundamental para interromper a transmissão da doença. Ao apresentar tosse persistente, procure a unidade de saúde mais próxima e realize o exame”, reforça a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Maria Amélia P. da Silva.
SERVIÇO
Campanha de Combate à Tuberculose
Período: 16 a 30 de setembro
Locais: Todas as Unidades Básicas de Saúde de Limeira
Atendimento: Não é necessário agendamento
Informações: (19) 3441-1914 | 3442-5984